Conectados

Santos terá mais de 100 pontos de internet gratuita; saiba mais

O projeto 'Santos 5.0 - Internet Grátis' tem como objetivo maior conectividade e inclusão digital

Santos terá mais de 100 pontos de internet gratuita; saiba mais - Imagem: reprodução Freepik
Santos terá mais de 100 pontos de internet gratuita; saiba mais - Imagem: reprodução Freepik

Manoela Cardozo Publicado em 20/06/2023, às 11h00 - Atualizado às 11h30


A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, terá mais de 100 novos pontos de acesso à internet sem fio (wi-fi) em espaços públicos até o final deste ano.

Conforme divulgação da Prefeitura de Santos, o projeto 'Santos 5.0 - Internet Grátis' tem como objetivo disponibilizar maior conectividade e inclusão digital para os moradores locais e turistas, abrangendo áreas de grande circulação de pessoas.

A realização dessa iniciativa será possível através de um processo de licitação pública da Prefeitura de Santos, vencido pela empresa Net Telecom Informática. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (20).

O investimento de R$ 4,3 milhões, proveniente de recursos municipais, incluirá o fornecimento e a instalação de 110 pontos de acesso, controle de acesso, garantia e suporte técnico.

Esses dispositivos estarão conectados à rede de fibra óptica da cidade, que atualmente possui 450 km de extensão. Dos 110 pontos, 60 serão instalados em espaços públicos e 50 dentro de instalações municipais.

A maioria desses locais estará próximo às câmeras de monitoramento integradas ao Centro de Controle Operacional (CCO) da prefeitura. A cobertura de internet sem fio abrangerá praças, parques, instalações e pontos turísticos nas regiões Central, Intermediária, Morros, Orla e Zona Noroeste.

Compartilhe