Operação Via Fracta apura superfaturamento em licitação de veículos; mandados são cumpridos em SP e São Bernardo do Campo
Lívia Gennari Publicado em 24/09/2025, às 10h41
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagrou nesta quarta-feira (24), a Operação Via Fracta, que apura suspeitas de fraude em licitações para a contratação de veículos destinados ao uso profissional dos vereadores da Câmara Municipal de Guarujá.
A ofensiva é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Câmara de Guarujá sob investigação
Segundo o MP-SP, as investigações tiveram início em 2024, após denúncia que apontava um suposto conluio entre empresas que, embora apresentadas como concorrentes, fariam parte de um mesmo grupo econômico. O esquema envolveria o então presidente da Câmara de Guarujá.
Durante a investigação, o TCE realizou uma vistoria e identificou diversas irregularidades na execução contratual, reforçando indícios de superfaturamento e outras práticas criminosas ligadas ao pregão eletrônico para aluguel de veículos.
A Operação Via Fracta, realizada nesta quarta (24), é considerada uma continuidade da Operação Hereditas, deflagrada em outubro de 2024. Na ocasião, foram cumpridos mandados em Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e na capital paulista, com a apreensão de celulares, computadores, documentos e valores em dinheiro.
Na época, três vereadores e um candidato à Prefeitura de Guarujá foram investigados por fraudes em licitações tanto da Câmara quanto da administração municipal. Também havia suspeita de pagamento de propina a agentes públicos para viabilizar o esquema.
Dentre as empresas favorecidas pelo esquema, uma pertencia a Cristiano Lopes Costa, o “Meia Folha”, apontado como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).
As investigações seguem em andamento, e o Ministério Público informou que novas etapas da operação podem ser realizadas ao decorrer da semana. Até o momento, não houve confirmação de prisões relacionadas à atual fase da Via Fracta.
Leia também
Você acredita no Trump que criticou o Brasil ou no que elogiou Lula?
Mudanças no check-in: hotéis ganham mais tempo para limpeza
Corpo achado em Guarujá pode ser de jovem que sumiu em Bertioga
Após pressão de moradores, Tarcísio aprova isenção de pedágio na Área Continental
Prevenção ao suicídio: dados alarmantes de 2025
A maior mina de manganês da América Latina, Burittiama recorre ao STJ para retornar operações
Justiça solta jovem de Guarujá acusada de lavar dinheiro do tráfico internacional
Mudanças no check-in: hotéis ganham mais tempo para limpeza
Corpo achado em Guarujá pode ser de jovem que sumiu em Bertioga
Após pressão de moradores, Tarcísio aprova isenção de pedágio na Área Continental