Operação Via Fracta apura superfaturamento em licitação de veículos; mandados são cumpridos em SP e São Bernardo do Campo

Lívia Gennari Publicado em 24/09/2025, às 10h41
O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) deflagrou nesta quarta-feira (24), a Operação Via Fracta, que apura suspeitas de fraude em licitações para a contratação de veículos destinados ao uso profissional dos vereadores da Câmara Municipal de Guarujá.
A ofensiva é conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Civil e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-SP). Ao todo, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo e São Bernardo do Campo.
Câmara de Guarujá sob investigação
Segundo o MP-SP, as investigações tiveram início em 2024, após denúncia que apontava um suposto conluio entre empresas que, embora apresentadas como concorrentes, fariam parte de um mesmo grupo econômico. O esquema envolveria o então presidente da Câmara de Guarujá.
Durante a investigação, o TCE realizou uma vistoria e identificou diversas irregularidades na execução contratual, reforçando indícios de superfaturamento e outras práticas criminosas ligadas ao pregão eletrônico para aluguel de veículos.
A Operação Via Fracta, realizada nesta quarta (24), é considerada uma continuidade da Operação Hereditas, deflagrada em outubro de 2024. Na ocasião, foram cumpridos mandados em Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e na capital paulista, com a apreensão de celulares, computadores, documentos e valores em dinheiro.
Na época, três vereadores e um candidato à Prefeitura de Guarujá foram investigados por fraudes em licitações tanto da Câmara quanto da administração municipal. Também havia suspeita de pagamento de propina a agentes públicos para viabilizar o esquema.
Dentre as empresas favorecidas pelo esquema, uma pertencia a Cristiano Lopes Costa, o “Meia Folha”, apontado como membro do Primeiro Comando da Capital (PCC).
As investigações seguem em andamento, e o Ministério Público informou que novas etapas da operação podem ser realizadas ao decorrer da semana. Até o momento, não houve confirmação de prisões relacionadas à atual fase da Via Fracta.
Leia também

Rogério Santos pede licença à Câmara de Santos para novo empréstimo

Após registros de sarna humana escola de Santos retorna as atividades

Governo de SP abre consulta pública sobre implementação de escola cívico-militar

Bertioga inaugura Centro de Educação Ambiental; confira

Advocacia-Geral de Guarujá investiga acusação de assédio sexual; prefeito mantém secretário no cargo

Operação Verão usa 150 drones para monitorar praias do litoral de São Paulo

Mais de 13 mil passageiros embarcam em cruzeiros de Réveillon com shows de grandes artistas a partir de Santos

Estação Verão Praia leva esporte, música e ações temáticas a oito pontos de Praia Grande

Advocacia-Geral de Guarujá investiga acusação de assédio sexual; prefeito mantém secretário no cargo

Acusado de assédio sexual, Paulo Siqueira reage e se diz vítima de complô