Notícias

Barreira flutuante é instalada no canal 4 de Santos; entenda razão

A barreira é composta por galões plásticos

A barreira foi afixada com cabos de aço nas duas extremidades do canal - Imagem: Divulgação/ G1
A barreira foi afixada com cabos de aço nas duas extremidades do canal - Imagem: Divulgação/ G1

Karina Faleiros Publicado em 18/09/2024, às 13h34


Uma barreira flutuante foi instalada no canal 4, em Santos, para evitar que o lixo chegue ao mar. Ela impede que os resíduos sólidos sejam despejados quando a comporta do canal, junto à praia, está aberta.

De acordo com a prefeitura, a barreira é composta por galões plásticos de 20 litros juntos em uma rede de cinco metros de comprimento. Instalada na manhã desta terça-feira (17), a barreira foi afixada com cabos de aço nas duas extremidades do canal, quase embaixo da primeira passarela de pedestres da primeira quadra da Avenida Siqueira Campos – partindo da orla à Avenida Epitácio Pessoa.

A instalação foi feita por uma equipe da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (Sepref), sob o acompanhamento do secretário municipal de Meio Ambiente e de estagiários da seção de Educação Ambiental da Semam.

Há outras duas barreiras desse tipo na cidade, que estão instaladas na Avenida Pinheiro Machado (canal 1), e Jovino de Melo (Zona Noroeste). Na Avenida Bernardino de Campos (Canal 2), a contenção dos resíduos sólidos é feita por uma barreira industrial.