Acolher, Apoiar e Transformar

Santos anuncia ampliação de atendimento social durante a temporada de verão

O conjunto de ações e investimentos busca ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua

Santos anuncia ampliação de atendimento social durante a temporada de verão - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos
Santos anuncia ampliação de atendimento social durante a temporada de verão - Imagem: reprodução Prefeitura de Santos

Vitória Tedeschi Publicado em 02/12/2023, às 12h30


Na última sexta-feira (1º), a Prefeitura de Santos anunciou, na Praça das Bandeiras (Gonzaga), que pretende ampliar o atendimento social às pessoas em situação de rua que costumam vir de outras cidades durante a temporada de verão.

Na ocasião, foi anunciado um conjunto de ações e investimentos para ampliar o atendimento voltado a este público, que faz parte do plano ‘Acolher, Apoiar e Transformar’, lançado pelo prefeito Rogério Santos.

Dentre as novidades estão a ampliação do quadro de profissionais e da frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), visando aumentar a abordagem social e o encaminhamento das pessoas em situação de rua para abrigos e outros serviços, como o recâmbio qualificado (retorno à cidade de origem).

Além disso, foram apresentados 37 novos profissionais que vão atuar na Secretaria de Desenvolvimento Social. Deste número, 29 foram aprovados em processo seletivo para trabalhar, por seis meses, na abordagem social e outros serviços de atendimento, sendo 22 operadores sociais, 6 assistentes sociais e 1 psicólogo clínico.

Um total de 12 veículos foi apresentado à população. Eles foram adquiridos pelo Município com recursos da Secretaria de Desenvolvimento Social do Governo do Estado e tiveram investimento de R$ 2,5 milhões. Assim, a frota da pasta passa de 11 para 23 veículos.

Ainda de acordo com o portal da Prefeitura, também serão intensificados o trabalho integrado com as secretarias de Finanças e Gestão (Sefin) e de Segurança (Seseg) para a fiscalização de ambulantes, quiosqueiros e permissionários que utilizam pessoas em situação de rua para a montagem e abastecimento dos comércios; a assistência ofertada em conjunto com as equipes do Consultório na Rua, serviço vinculado à Secretaria de Saúde (SMS), e a busca ativa das pessoas em situação de rua nas diversas regiões da Cidade.